Processo de criação

Atuação:

A atuação é a denominação dada aos artistas das artes cênicas. Os responsáveis pela atuação (atores), por meio de técnicas diferenciadas ou até por improviso, tem como papel dar vida ao personagem.

Cenografia:

É a arte de projetar, executar e transformar a instalação para os cenários de um espetáculo teatral ou mesmo cinematográfico. O termo, que tem a sua origem num vocábulo grego, também permite mencionar o conjunto das decorações que se utilizam na representação cénica.

Figurino:

É a vestimenta usada pelos personagens durante uma produção artística. O profissional responsável por essa área é o figurinista, que seleciona de acordo com as características do espetáculo o traje que será usado por cada um dos atores.

Iluminação:

A iluminação é uma das grandes responsáveis pela valorização de um espetáculo, tendo o papel de projetar a implementação de fontes de luz, a sua focagem, temperatura de cor e respectiva intensidade dos espectáculos de teatro, cinema, dança, ópera e música, entre outras, criando o clima e em alguns momentos atuando até como cenário.

Sonoplastia:

Sonoplastia é a comunicação pelo som. Abrangendo todas as formas sonoras que auxiliam a enfatizar as cenas e ou as emoções dos atores. O sonoplasta trabalha os elementos sonoros ajudando a envolver o público na construção de imagens e sensações. As músicas e sons utilizados devem estar intimamente ligados ao que acontece na cena, o sonoplasta deve estudar o texto e depois acompanhá-lo passo a passo.

Produção cultural:

Produção cultural é o planejamento, a elaboração e a execução de projetos e produtos culturais, considerando critérios artísticos, sociais, políticos e econômicos. O produtor cultural cuida de todas as etapas, da captação de recursos à realização final. Como produtor executivo, faz o orçamento do projeto, define cronogramas e busca recursos para a montagem da obra.



49ff2cddf8aa3a6bc5c95e2b6ce94f_gallery

Deixe um comentário